Quomodo Blog
Choro do Bebê
20 de maio de 2016
Views:405

 

Choro

É bem comum ouvir que qualquer choro da criança é birra ou manha. Mas é incomum que elas ocorram antes dos 2 anos de idade, fase em que as crianças começam a tomar consciência de que elas são um ser diferente e separado de suas mães.

O choro é a única forma de expressão que o bebê conhece. Quando ele quer alguma coisa (qualquer coisa), ele vai chorar. Seja mais ou menos, seja proporcional ou não. Cabe a nós mantermos a calma e tentarmos entender o que aquele choro quer dizer.

Sendo assim, quando a criança tem um acesso de choro com 9 meses, ela pode estar sim, querendo chamar sua atenção, mas “querer atenção” já é alguma coisa, uma indicação de necessidade.

O ideal é fazer um balanço mental dos acontecimentos e das relações quando a criança parece se comportar de forma diferente do que ela está acostumada:

– Há algo acontecendo na família que possa fazer a criança se sentir diferente? (Gravidez, brigas entre os pais, falecimento de alguém importante…)

– Todas as necessidades fisiológicas da criança foram atendidas? (Fome, frio, sede, fralda limpa, banho…)

– Ela pode estar incomodada com alguma sensação física que ela ainda não consegue explicar? (roupa apertada, fralda apertada, etiqueta da roupa incomodando, dores em geral – garganta, ouvido, cabeça, barriga, dente…).

manual mam

Me lembro quando o Thiago ainda tinha meses e de repente começou a ficar nervoso com tudo, parecia morder todo mundo que tentava pegar no colo. Antes de qualquer coisa, eu só conseguia pensar: “Meu Deus, será que o Thiago está mudando o comportamento dele e vai ser assim estressado daqui pra frente. Isso é possível para uma criança tão pequena?”. Tamanho foi meu alívio quando vi o seu primeiro dentinho apontando na gengivinha. Era isso, afinal! Imaginei que irritante deve ser você se incomodar com algo que ainda nem consegue ter consciência do que é, tão pouco expressar de outra forma além do choro.

Eu também acredito muito que a mãe as vezes tem uma intuição que surge do além (rs) que vai mostrar para ela qual era o problema. Mas caso demore um pouquinho a chegar ou você fique tão nervosa que não consiga se conectar a esses sinais do universo, mantenha a calma e faça as perguntas lá em cima…

Um abraço!

Cecília.