Quomodo Blog
Sono tranquilo
4 de mar de 2013
Views:261

Bom dia!

“Era uma vez um bebê que dormia tranquilamente a noite inteira, acordando somente nas horas das mamadas”  Isso acontece com seu bebê? Comigo não aconteceu, mas o que fazer quando o bebê não quer dormir e no outro dia você tem que está 100% para trabalhar, cuidar da casa, cuidar de si e principalmente cuidar dele? Aqui vão algumas dicas para ajudar seu bebê a dormir e para você descansar.

Primeiramente você tem que saber que isso não acontece só com você, todas as noites milhares de famílias são despertadas com o chorinho do bebê que não quer dormir. Isso ajudou? não muito? mas a partir do momento em que você passa a saber que a  maioria dos bebês não dormem a noite toda, isso faz com que você crie uma auto confiança.

Então o que fazer?

Os bebês choram porque não sabem dizer o que sentem, eles não sabem outra forma de dizer que a fraldinha está cheia ou que a fome chegou com menos de 3 horas da última mamada ou dizer: “mamãe fica aqui comigo.”

O ideal é você conversar com ele antes de coloca-lo para dormir. Ele parece muito pequeno e você acha que ele não vai entender? claro que ele não vai dormir simplesmente porque você pediu, mas ao ouvir sua voz ele se acalma e se sente protegido. O cheiro da mãe é algo divino. Quando ele sente seu cheiro ele sabe que ali há amor e proteção.

Lembre-se que a hora do sono o bebê tem que está relaxado, essa hora é quase que sagrada. Evite lugares com barulho excessivo, procure um lugar calmo e com uma luz ambiente. Muito barulho e muita luz podem provocar estresse no bebê e isso irá fazer que ele tenha uma noite de sono mais “turbulenta”.

Algumas situações atrapalham mais o sono do bebê, vejamos quais:

Estimular demais o bebê antes da hora de dormir. A criança não tem controle de liga e desliga. Se você estimula-lo provavelmente ele vai ficar “elétrico” por mais tempo.

O bebê que não tem uma rotina definida faz com que tenham mais dificuldades em pegar no sono.  Apesar de serem bem pequenos eles precisam ter um horário certo para ir para cama.

Usar o berço como um lugar de diversão ou até mesmo de “castigo podem fazer com que seu bebê não veja o berço como um lugar de repouso e descanso.

Manter o bebê acordado o dia todo, não faz com que ele durma a noite toda. Não mesmo! Todas as crianças precisam descansar durante o dia. Se você tira o cochilinho dele a tarde, provavelmente ele estará mais enjoadinho a noite.

Quando eles já estão maiorzinhos, como é o caso do meu filho, nunca conte historinhas de bicho-papão ou musiquinhas como “boi, boi. boi…boi da cara preta…pega esse menino que tem medo de careta. Nem preciso explicar o por que né?

Não podemos esquecer que um banho morno e uma massagem no bebê podem fazer maravilhas na hora do sono. Procure usar fraldas que tenham uma absorção melhor do xixi e certifique-se de que ele está alimentado. Afinal dormir com fome é difícil até para nós, não é?

Tem quem seja contra a cama compartilhada ou a favor de deixar o bebê chorando no berço sozinho até ele dormir. A verdade é que você tem que entender que o importante mesmo é você fazer seu filho crescer confiante e amado.

É isso meninas, espero que ajude e bons sonhos mais tarde.

 

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não envie SPAM para nosso Blog. Seu comentário será avaliado pelo nosso administrador.