Quomodo Blog

Se os pais de bebês tivessem acesso à uma lâmpada mágica, muitos pediriam para que seus filhos dormissem sem mistério. Afinal, para muitos, a hora de dormir é um momento de batalha, com muito choro e frustrações. Como tornar isso mais tranquilo, tanto para a criança, quanto para os pais? A resposta pode estar presente em duas palavrinhas mágicas: perseverança e rotina.

 

Pois é. Por mais difícil que seja, é preciso manter uma rotina, que envolve horário de dormir e acordar e, claro, força de vontade para não desistir com os desafios que surgiram no caminho. Para facilitar esse processo, separamos cinco dicas de como fazer o bebê dormir melhor. Vem com a gente!

 

  1. Crie um espaço próprio para o bebê dormir

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê durma no berço. O colchão deve ser firme e não pode haver lençóis ou cobertores frouxos, nem objetos macios em volta da criança. Esses objetos podem dificultar a respiração.

 

Outro alerta que a instituição faz é que os bebês devem dormir de barriga para cima. Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais. Caso a criança tenha algum problema, como o refluxo, converse com o pediatra se não é melhor adquirir uma rampa antirrefluxo. O acessório é feito de espuma e faz com que os bebês fiquem deitados com um pequeno ângulo de indicação que deixa a cabeça e o tranco mais altos que o resto do corpo. Isso evita que o pequeno golfe.

 

 

  1. Dê um banho nele ou nela antes de dormir

 

Dormir fica mais fácil quando estamos relaxados, então experimente dar um banho nos pequenos antes de colocá-los na cama. A temperatura deve girar em torno dos 36 graus e, para medi-la, pode-ser usar um termômetro para banho.

 

 

Na hora de secar a criança, as toalhas com capuz protegem mais o pequeno. Já o forro de fralda garante maior facilidade na hora de secar o bebê.

 

  1. Vista o bebê com roupas confortáveis

 

Se os adultos já se sentem incomodados ao dormir com roupas desconfortáveis, imagina os pequenos. Para que eles durmam tranquilamente, vista-os com pijamas ou peças confortáveis e que não restrinjam os movimentos. Prefira modelos de pijamas de algodão sem muitos botões e evite pijaminhas que possam sufocar ou machucar o pequeno, como roupas muito apertadas na cintura.

 

  1. Prepare o ambiente

 

Um ambiente adequado para um sono tranquilo e relaxante precisa estar pouco ou nada iluminado. Se necessário, pode-se usar uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa,nada além disso.

 

Outra dica boa é colocar músicas suaves no quarto do pequeno quando ele estiver prestes a dormir. Uma vez que ele tenha adormecido, desligue o som para evitar atrapalhar o ciclo do sono.

 

  1. Entenda que o processo demora

 

Vai ser bem difícil no início, mas é preciso que os pais entendam que desistir não é uma opção. O sono noturno contínuo é muito importante para o bebê, já que é durante as horas de descanso que as informações absorvidas ao longo do dia são aprendidas e transformadas em memória. Além disso, o sono diminui a ansiedade dos pequenos, deixando-os mais calmos enquanto acordados.

 

Por isso, vale muito a pena insistir em manter uma rotina do sono a partir dos três meses. Antes disso, o sono dos pimpolhos é fragmentado porque eles não têm maturidade neurológica e endocrinológica para ter um descanso  consolidado.

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não envie SPAM para nosso Blog. Seu comentário será avaliado pelo nosso administrador.