Quomodo Blog

Mais crianças uniformizadas andando na rua, vans escolares circulando e mais trânsito nos horários de entrada e saída dos colégios. Pois é, papais e mamães, as aulas voltaram com força total! E se este momento serve como um alívio para os responsáveis, ele pode ser fonte de muito estresse para os pequenos. Por isso, separamos dicas de como tornar a volta às aulas mais especial e tranquila. Confira!

 

Converse com a criança

 

Uma das primeiras – e talvez mais importantes – dicas é ouvir o que o pequeno tem a dizer. Abra oportunidades de diálogo e evite considerar tudo o que a criança fala como “infantilidade”. Esses momentos de diálogo são importantíssimos dentro do seio familiar e serão uma base importante para os outros passos da vida do menino ou da menine. Reafirme sempre que necessário que vocês estão ali para apoiar o pimpolho, escutar suas aflições e ajudar a enfrentar os desafios que vão aparecer no caminho.

 

Estabeleça uma rotina

 

Especialistas afirmam que é de extrema importância escolher e estabelecer uma rotina para desenvolver a independência e a autonomia infantil. O principal argumento que sustenta essa teoria é a rotina promove a estabilidade; como consequência, a criança fica segura porque sabe o que vai acontecer. Envolva os pimpolhos quando for organizar os horários e deixe tudo escrito em um local visível, para ele ou ela poder  consultar sempre que tiver dúvidas.

 

Escolha um dia de diversão

 

Uma vez que vocês já estabeleceram a rotina, uma boa forma de deixar a volta às aulas ainda mais bacana é escolher um dia de diversão. Ou seja, um dia com atividades lúdicas e sem tantas responsabilidades – mas é importante deixar algumas para a criança já ir se acostumando. Neste “dia livre” pode-se incluir compromissos como aulas de teatro, tarde no parquinho ou uma hora extra de videogame. Tudo isso bem explicado e incluso no quadro de rotinas.

 

Volte aos poucos

 

Estamos enfatizando muito o conceito de rotina porque sabemos que, durante as férias, é normal que as atividades e os horários da criança mudem. Por isso, uma semana antes das aulas começarem, volte aos poucos com a programação escolar. Antes da volta definitiva, restabeleça os horários de dormir e de acordar para o pequeno já ir se acostumando e não sofrer com uma mudança brusca.

 

 

Confira se o material escolar está completo

 

Peguei a lista do material escolar e veja se está tudo de acordo ou se falta algo. Neste momento também é importante verificar se o tênis do pequeno ainda cabe – sabemos que o pé cresce rápido nessa fase. Outra dica é conferir se está tudo certo com a mochila, se ela é resistente ou se precisa ser reparada e até mesmo substituída.

 

 

O que vocês acharam das nossas dicas? Quais são as técnicas que vocês usam para tornar a voltas às aulas ainda mais especiais? Deixem suas respostas nos comentários! Aproveite para dar uma passadinha na Loja Era Uma Vez e confira os produtos que vão facilitar neste momento tão bacana.Temos promoções e excelentes condições de pagamentos que cabem em todos os bolsos!

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não envie SPAM para nosso Blog. Seu comentário será avaliado pelo nosso administrador.