Quomodo Blog

Depois de 9 meses de muita ansiedade finalmente chega o momento mais esperado,  a família esta em festa com a chegada do mais novo membro, porém junto com essa alegria vem toda preocupação da mamãe de primeira viagem;  o primeiro passo é se acalmar, ficar bem tranquila para cuidar bem do seu bebê.

Segure o bebê da forma mais delicada possível, apoie a cabeça e as costas do bebê, ou seja, encaixe a cabeça na dobra do cotovelo e as costas no antebraço, o importante é você não fazer movimentos bruscos e estar atenta para não pressionar demais ou bater a parte da moleira, aquela parte superior da cabeça, pois o crânio ainda não esta totalmente formado.

Na hora de dormir coloque sempre o bebê de barriga para cima, estudos mais recentes mostram isso, porém coloque deitado só depois de arrotar.

O umbiguinho leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, se você fizer uma higiene adequada pode cair antes deste período, limpe pelo menos 3 vezes ao dia com álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fraldas, isso ajuda a cicatrizar e não infeccionar; existem alguns casos que o umbiguinho demora até 25 dias para se desprender, então  fique tranquila se for o caso do seu bebê, é normal.

As cólicas são normais; fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. O melhor remédio nesse momento é o leite materno. Deixe o bebê na posição fetal, aqueça bem a barriguinha dele, isso ajuda a aliviar a dor, geralmente o choro de cólica é aquele mais intenso, que começa e termina de forma repentina.

O banho pode ser qualquer hora do dia, isso vai de mamãe para mamãe, algumas preferem dar a noite assim o bebê fica mais tranquilo para dormir, outras preferem dar no meio do dia que já esta mais quente, o importante é a água estar morna, você pode sentir com seu pulso se água esta na temperatura ideal; não há necessidade de colocar termômetro.

É normal ele fazer cocô várias vezes ao dia, é normal também ele ficar até 2 dias sem evacuar.

Esses são os principais cuidados com bebê, não precisa dar água nem chá ao recém-nascido, neste momento ele só precisa do leite materno;

Aos poucos tudo vai se ajeitando e você já vai distinguindo um choro de outro, você vai perceber que na verdade , você e seu bebê são uma pessoa só, e você vai saber quando ele esta com fome ou com dor, o importante é ficar calma, tudo vai dar certo !

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não envie SPAM para nosso Blog. Seu comentário será avaliado pelo nosso administrador.